Sobre

Vários elementos de terras raras (TRs) são constituintes fundamentais de muitos equipamentos eléctricos e electrónicos utilizados pela esmagadora maioria da nossa sociedade, como sejam os telemóveis, monitores, computadores, baterias, altifalantes, lasers, entre muito outros. Pela sua importância estratégica e porque os depósitos e mercado mundial de TRs é claramente dominado pela China, são considerados materiais críticos, essenciais para o desenvolvimento da indústria e dos paises. A recuperação e reciclagem de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEEs) constitui uma das vias possíveis para incrementar e diversificar as fontes de obtenção de TRs. A extracção e separação de TRs a partir destes resíduos urbanos permitirá desta forma reduzir e reciclar resíduos e recuperar elementos químicos valiosos. Importa por isso desenvolver e implementar tecnologias que pemitam a recuperação de TRs a partir deste tipo de resíduos de forma eficiente e pouco dispendiosa. O projecto RecValTR pretende responder a este desafio, através do desenvolvimento de tecnologia e engenharia para este processo, contribuindo desta forma também para a transição para uma economia circular.

Consórcio

O Instituto Superior Técnico (IST) é a maior e mais conceituada escola de Engenharia, Ciência e Tecnologia de Portugal. Desde a sua criação em 1911, a missão do IST é contribuir para o desenvolvimento da sociedade, oferecendo ensino superior de alta qualidade, nos níveis de graduação e pós-graduação, bem como desenvolvendo atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (ID&I) para permitir o ensino em linha com os mais altos padrões internacionais.

O IST está envolvido com algumas das mais prestigiadas instituições de ID&I e transferência de tecnologia em Portugal, com notável impacto internacional em muitos domínios científicos e tecnológicos. A internacionalização foi definida como uma meta estratégica chave nos últimos anos, com um número crescente de estudantes, investigadores e docentes internacionais, bem como uma participação crescente em redes académicas internacionais e o estabelecimento de vários programas de duplo diploma nos níveis de mestrado e doutoramento. Dessa forma, o IST contribui para o desenvolvimento do nível educacional dos estudantes, oferecendo-lhes várias oportunidades para participar de redes internacionais de investigação, abordando cooperação científica e experiência multicultural e motivando a inovação e o empreendedorismo.

A Interecycling, S.A. fundada em 2000, na Zona Industrial do Lajedo, no concelho de Tondela, distrito de Viseu. A Interecycling está preparada para reciclar 5 das 6 categorias de REEE’S, de acordo com o Decreto-Lei n.º 152-D/2017.

A Interecycling atua com elevados padrões de qualidade, serviço e inovação contribuindo para um melhor ambiente e um desenvolvimento sustentado, através da correta reciclagem de REEE’S e fracções daí resultantes. Temos um só compromisso: garantir ao Ambiente e aos consumidores que o melhor está verdadeiramente a ser feito, pelas melhores práticas disponíveis com total protecção do meio ambiente e gerando recursos e riqueza nacional.

A Interecycling apresenta-se como uma solução integrada de serviços (Intpolymers e Intglass), logística (Intlogistic), produtos (Intproducts) e consultoria (Intconsulting), para atingir a sua missão. É um Centro de Recepção, Centro de Desmonte e Centro de Reciclagem de REEE’S, nas diversas divisões da empresa e com as linhas de reciclagem de que dispõe. Usando a melhor tecnologia e em linha com as melhores práticas mundiais, está preparada para tratar este tipo de resíduos em rigoroso respeito pelo Ambiente, neutralizando os seus componentes perigosos e devolvendo ao meio ambiente os diversos materiais que os compõem.

Objetivo

O projecto pretende desenvolver processos químicos que permitam a recuperação de TRs a partir de ímanes permanentes, phosphors de CRT e pilhas NiMH, mais especificamente de neodímio (Nd), európio (Eu), térbio (Tb), disprósio (Dy) e ítrio (Y). O conhecimento gerado será utilizado para o desenho e instalação de uma unidade piloto para a extração de TRs a partir de REEEs.

Tarefas

Contactos

José Sardinha (project coordinator at IST)

jose.sardinha@tecnico.ulisboa.pt

Este website utiliza cookies para garantir que tenha uma melhor experiência de navegação no nosso website.